<,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

mouse

contato: parauapebense.pa@hotmail.com ................................. Seja Bem Vindo(a) ..............anuncie aqui.....................O blog da Nossa Cidade!
*****************************************************************************************************************************************************

Faça aqui sua pesquisa no Blog Parauapebense

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ACAPU

Nome vulgar: ACAPU
Nome Científico: Vouacapoua americana Aubl.
Família: LEGUMINOSAE CAESALPINOIDEAE

DESCRIÇÃO DA ÁRVORE

Árvore não muito alta, de belo aspecto, bastante ramificada com folhagem escura e belas inflorescências (no início da estação chuvosa, de janeiro a março, conforme os lugares e os anos). No período da floração se destaca por suas flores amarelas pequenas que tornam o visual da árvore maravilhoso.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Estado do Pará: Belém até lgarapé-Açu, Anajás e Aramá (parte ocidental da llha do Marajó); llha de Nazaré e no Macujubim (llhas altas de Breves) freqüente à margem da Estrada de Ferro Alcobaça (rio Tocantins); abundante no rio Acará; Gurupá; Rio Xingu abundante entre Vitória e Altamira; rios Cussari e Curuá do Sul; Serra do Almerim; região do alto Curuá de Alenquer, nas matas entre os campos de Ariramba e o rio Cuminapanema, terras altas do médio Trombetas (rio Acapu; rio Erepecuru próximo à cachoeira do Infemo).

HABITAT

Mata primária de terra firme e solo argiloso ou sílico-argiloso.

USOS COMUNS

Dormentes, construção civil e naval, tanoaria, soalhos, estacas, vigamentos, marcenaria, tacos, carpintaria, vagões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente

Marcadores