<,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

mouse

contato: parauapebense.pa@hotmail.com ................................. Seja Bem Vindo(a) ..............anuncie aqui.....................O blog da Nossa Cidade!
*****************************************************************************************************************************************************

Faça aqui sua pesquisa no Blog Parauapebense

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Copaíba

Nome vulgar: COPAÍBA

Nome científico: Copaifera landesdorffi.
Família: Leguminosae-Caesalpinoideae

DESCRIÇÃO DA ÁRVORE

Árvore de grande porte com casca lisa, persistente, de 1 cm de espessura, distinta das espécies do mesmo gênero pelo agradável perfume da madeira (cheiro característico das copaíbas e forte odor de cumarina) e ainda pelo tamanho de suas flores, que no caso são maiores. Produz um óleo mais aquoso e claro, de odor mais agradável que das outras espécies, sendo empregado pelos seringueiros como combustível nas lamparinas.



DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

No Estado do Pará (na parte Ocidental), médio Tapajós, de Vila Braga até Quataquara, e em Sta. Júlia, no limite do Estado.

HABITAT

Freqüentemente na mata de terra firme do Alto Amazonas e do Pará, de preferência em solo argiloso, raro (aí menos desenvolvido) na areia.

USOS COMUNS

Da madeira extrai-se um óleo empregado para fins medicinais e fabricação de verniz. Fornece, também, pernamancas e ripas. Ótima para carvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente

Marcadores