<,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

mouse

contato: parauapebense.pa@hotmail.com ................................. Seja Bem Vindo(a) ..............anuncie aqui.....................O blog da Nossa Cidade!
*****************************************************************************************************************************************************

Faça aqui sua pesquisa no Blog Parauapebense

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Maçaranduba



Nome vulgar: MAÇARANDUBA

Nome científico:Manilkara huberi (Ducke) Stand.
Família: SAPOTACEAE

DESCRIÇÃO DA ÁRVORE

 É a que atinge maior porte entre as espécies da região amazônica, frequentemente 30 a 40m, atingindo até 50 m de altura. Muito característica pela folhas relativamente grandes, com a página inferior amarelo-pálida, ou ainda muito intenso, devido a uma camada persistente de pêlos, colados por uma substância resinosa; pêlos semelhantes são encontrados também, em M. paraensis , onde as folhas são de menor tamanho. Nervação escura, muito distinta. Apresenta flores no ápice dos ramos e é externamente revestida de uma densa camada de pêlos ferruginosos, com cerca de 5mm de comprimento, estendendo-se até os pedúnculos, estes freqüentemente espessos, excedendo a 3 cm de comprimento. Estaminódios no comprimento dos filamentos dos estames, bífidos no terço ou na metade superior com pontas delgadas. Fruto globosos, cerca de 3 cm de diâmetro, quando maduros verde-amarelados e em geral um pouco arroxeado de um lado, encerrando duas sementes comprimidas com o dorso formando uma quilha longitudinal. O látex dá uma balata de inferior qualidade, exportado sob o nome de "maçaranduba". Os frutos desta espécie são vendidos no mercado de Belém.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Largamente distribuída na metade oriental da Hiléia. Freqüente nos arredores de Belém.

HABITAT

Matas altas de terra firme e em certas várzeas pouco inundáveis.

USOS COMUNS

Dormentes, vigamentos, esteios, moirões, cavaco para cobrir casas, postes, cabos de ferramentas, estacas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente

Marcadores